03/10/2015

SUMÔ - 相撲


                                                   


                                                     Sumô - 相撲








O sumô é o esporte nacional do Japão, figurando no livro Kojiki (crônica do passado) de 712 d.C.




O sumô praticado atualmente segue exatamente as tradições e regras estabelecidas há séculos. Por isso, continua homenageando os deuses, pedindo proteção e rezando para uma boa colheita, como se fazia antigamente.



A luta em si é simples: trava-se dentro de um círculo de 4,56 m de diâmetro sobre chão de terra batida, muito dura, e perde a luta quem sair do círculo ou tocar o chão com qualquer parte do corpo que não seja a sola do pé. Uma luta pode levar de alguns segundos a até 3 minutos no máximo. Em média 30 segundos.



A referência mais antiga do Sumô é do século 2 a.C., há mais de 2 mil anos. Esta luta é marcada por rituais do xintoísmo - manifestação religiosa originada na pré-história do Japão. As cerimônias que antecedem os combates fazem referência a tradições dessa fé. 



Dois mitos explicam a origem do sumô: ele seria influenciado pela observação dos duelos entre ursos da ilha de Hokkaido ou relembraria o desafio entre os deuses Takemikazuchi e Takeminakata pelo controle das ilhas da costa de Izumo. 



Torneios regulares rolam desde pelo menos o século 8 e o ringue circular surgiu no século 16. Antes disso, as disputas aconteciam em qualquer lugar aberto, e o objetivo era jogar o rival ao chão. Até o século 17, os sumotori (praticantes) usavam mais roupa que os atuais. Desde lá, pouco mudou, e, no Japão, os profissionais são idolatrados.
As categorias são divididas por sexo, idade (pra atletas até 19 anos) e peso (para adultos):

Mirim (até 13 anos)
Infantil (13 a 16 anos)
Juvenil (16 a 19 anos)
Leve (85kg para homens e 65kg para mulheres)
Médio (85kg a 115kg para homens e 65kg a 85kg para mulheres)
Pesado (acima de 115kg para homens e acima de 85kg para mulheres)
Absoluto (sem limite de peso)

Vale ressaltar que no Japão e em vários outros países, só existe a categoria absoluta, por razões de tradição.


Pesquisa: silveira

Fontes: culturajaponesa.com.br/ mundoestranho.abril.com.br/ papodegordo.com.br/

Fotos: www.google.com.br  Vídeo:www.youtube.com