26/09/2015

Lethwei Burmese Boxing




                                  Lethwei Burmese Boxing










Lethwei é uma arte marcial desarmada birmanesa. É semelhante aos estilos relacionados de kickboxing indochineses, como o muay thai da Tailândia, o pradal serey do Camboja, o muay lao do Laos e otomoi da Malásia, porém, permite o uso da cabeça para golpear, entre outros.

O lethwei foi baseado em uma combinação das artes de boxe originárias da Índia e da China e tornou-se popular na Birmânia. As disputas eram realizadas para o entretenimento e eram populares em todas as camadas da sociedade. A participação era aberta a qualquer homem, seja rei ou plebeu. Na época, os jogos tiveram lugar em areiais, ao em vez de ringues. Os pugilistas lutavam sem equipamento de proteção, envolvendo apenas as suas mãos com cordas de cânhamo ou gaze. Não havia empates.  



Em 2000, foi realizado o primeiro campeonato de lethwei. Em disputas comuns que não existia um sistema de pontuação.  

O primeiro evento internacional de lethwei foi realizada em Junho de 2001, quando três kickboxers dos Estados Unidos (Shannon Ritch, Albert Ramirez e Doug Evans) competiram contra lutadores de lethwei. Todos os três americanos foram eliminados no primeiro round.



Os próximos eventos internacionais foram baseados no cenário desportivo do muay thai e usa um sistema de pontuação. Se ocorrer um nocaute, o boxeador é revivido e tem a opção de continuar a luta. Nas lutas tradicionais, o vencedor é o primeiro que extrair sangue do oponente que pode ser apagado por três vezes antes da vitória ser declarada.



Golpes espectaculares são encontrados, particularmente as técnicas aéreas (chutes, joelhadas e cotoveladas, e técnicas em marchar de escada (chutes e joelhadas).



No passado, o boxe birmanês tradicional era considerado muito brutal e primitivo. Atualmente não é mais assim, porque é organizado sob as circunstâncias modernas.

Pesquisa: silveira
Fonte: pt.wikipedia.org    Fotos: www.google.com.br    Vídeo: www.youtube.com