01/08/2015

Bruce Lee's Jeet Kune Do




                                                    Jeet kune do










Jeet Kune Do "o modo de se interceptar o punho", também Jeet Kun Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator, o mestre Bruce Lee.

Recentemente, em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu usar o nome "Jun Fan Jeet Kune Do" para designar o estilo. "Jun Fan" é o nome de Lee em chinês, com a tradução literal sendo "O modo de Bruce Lee de se interceptar o punho".



Estilo, sem formas fixas, o Jeet Kune Do é um sistema criado por Bruce Lee, que mais que uma arte marcial, é uma síntese de seus próprios pensamentos.

Jeet Kune Do não se resume a uma técnica, mas essencialmente a uma filosofia advinda principalmente da corrente Taoísta, com influências do Zen Budismo, e de Krishnamurti.



Bruce acreditava que a velocidade era elemento fundamental do combate, e que as técnicas mais simples eram mais rápidas, tanto em velocidade de reação, quanto de aplicação.

Aficionado pesquisador marcial, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta.



Através de experiências em combates reais, percebeu certa dificuldade de vencer através dos métodos clássicos de seu estilo deKung-Fu, o Wing Chun, considerado um dos mais diretos. Por essa razão, quebrou a abordagem clássica e se desenvolveu em vários sistemas de artes marciais, unificando-as em um estilo único que chamou de Jeet Kune Do.      



Os estilos pesquisados e sintetizados por Lee são o Boxe, a Esgrima, a Eskrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling), o Wing chun (Ving Tsun) que estudou na China, junto com o famoso mestre Yip Man entre outros.



Entre as principais contribuições técnicas das pesquisas de Bruce Lee estão as teorias sobre a eficiência dos golpes diretos e simples, jabs com os dedos, técnicas e solo, e principalmente, as interceptações.





O sistema marcial Jeet kune do pretende demonstrar que a ação do homem não tem limites, mas apenas patamares que este deve atingir e superar. Ao colocar limites em tudo o que faz, físicos e até mesmo psicológicos, o homem não se consegue libertar e essa é uma barreira que deve ser ultrapassada.

Pesquisa: silveira
Fonte pt.wikipedia.org    Fotos: www.google.com.br     Vídeo: www.youtube.com