08/08/2014

CUIDADO COM VOLUME ALTO

                          





Ao mesmo tempo que os aparelhos de mp3 se tornaram mais populares, o uso do fone de ouvido se tornou alvo mais frequente dos médicos.

O motivo é preocupante: eles podem aumentar os problemas com audição, caso sejam utilizados de forma inadequada.

O problema é que muitos erros são cometidos ao usar fone de ouvido e cada erro tem seu preço. A gente descobre o estrago no consultório”, afirma o otorrinolaringologista Manuel de Nóbrega, professor da Unifesp.
Ele afeta a audição se for usado em volume alto demais ou por muitas horas seguidas. A 85 decibéis, o tempo de exposição máxima por dia é de oito horas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia. Conforme o volume aumenta, o tempo de exposição reduz. A 115 decibéis, por exemplo, a exposição não deve passar de 15 minutos.

Tudo depende da equação formada pelo tempo de exposição e altura do som. Um fone de ouvido alto pode ser ainda mais perigoso que um show de rock. Isso porque ele exerce pressão ao vedar a estrututa do ouvido. Um estudo recente, apresentado na 130ª Conferência da Sociedade de Engenharia de Áudio, em Londres, demonstra que a pressão maior faz com que os músculos do órgão se contraiam mais, provocando fadiga do ouvinte, dor e desconforto em quem passa algumas horas com fone de ouvido.


Pesquisa: silveira
Fontes: http://saude.ig.com.br - Foto:  www.google.com.br  - Vídeo:  www.youtube.com