17/01/2014

Mitos e Verdades sobre Diabetes





O diabetes é uma doença de metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina no organismo. Para desvendar alguns mitos e verdades sobre esta doença, que pode perfeitamente estar associado a outras doenças glandulares e até a distúrbios metabólicos.


                                                                                                                                                                                        Várias doenças auto-imunes podem provocar agressão a diferentes glândulas podendo levar ao diabetes. O uso de certos medicamentos também podem levar ao aparecimento da doença.

O sedentarismo pode trazer complicações ao paciente com diabetes e o recomendado é exercer atividade física regularmente. Dessa forma o organismo aumenta a sensibilidade a insulina, reduzindo o acúmulo de glicose na corrente sanguínea, amenizando os sintomas da doença e impedindo o aparecimento de complicações.

É muito comum que pessoas estressadas e com hábitos de vida e alimentares não saudáveis possam desenvolver esta doença principalmente se houver predisposição genética para tal.

Estas pessoas devem evitar excesso de carboidrato (pães, farinhas, massa, arroz, batata, mandioca, biscoitos), e também a  restrição de sacarose (açucares). Pode ingerir alimentos com fibras integrais, alimentos diet, frutas, verduras, legumes. E o mais importante: Alimentar-se de três em três horas.


Não é aconselhável para o cardápio do diabético o caqui, manga e uva. Essas frutas são ricas em carboidratos, que aumenta a glicemia quando ingeridas em excesso.

O consumo de adoçante é permitido desde que seja a base de sucralose ou a base de stévia e o consumo deverá ser conforme o recomendado pelo fabricante, orientação do médico ou nutricionista.

O diabetes tipo 1 é o pior, porque tem início precoce e existe uma diminuição muito grande da quantidade de insulina até a falta total da mesma exigindo um controle rigoroso, pois o risco de lesão em todo organismo é muito grande (cegueira, infarto, insuficiência renal, etc,,,).

O diabetes não tem cura, mas é perfeitamente possível levar uma vida normal; veja o vídeo abaixo...



                                         

Fontes: silveira/ http://hypescience.com/ https://www.youtube.com


Vídeo: