31/01/2014

GUARANÁ




                   Guaraná em pó do Amazonas






Sempre gostei de exercícios, esportes em geral e nesta época eu treinava karatê na Aquática, em Pirassununga, foi quando percebi que precisava de mais estímulo para continuar aprendendo karatê e de um tônico energizante também.

Foi aí que conheci o guaraná em pó ( na época não era em pó, mas granulado ), seu gosto de terra lembrava a minha infância, diziam que era bom, comecei a consumi-lo e não demorou prá eu ver e sentir seus benefícios. O guaraná abundava na cidade e eu tinha facilidade para adquiri-lo, meus amigos Queiroz, eram e ainda são os proprietários da industria de guaraná na cidade.

Mas afinal o que é guaraná? 

O Guaraná é um arbusto originário da Amazônia, encontrado no Brasil e Venezuela, cultivado
principalmente no município de Maués/AM. Seu nome científico é Paullinia Cupana Kunth e pertence a família Sapindaceae. O seu fruto possui grande quantidade de cafeína e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes e refrigerantes. Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. 

Componente alimentar, 100% natural, obtido através da moagem do fruto do Guaraná (Paullinia Cupana), empregado como potente fator energético, confere ao organismo ação vitalizante de bem estar, ideal para o restabelecimento das energias, capacidade de raciocínio, e estimulo ao trabalho muscular.

O consumo de guaraná é um preceito de boa saúde, ele possui função antioxidante, as propriedades do chocolate (teobromina e teofilina) que possui função vasodilatadoras e as propriedades do chá verde (catequinas) que possui funções antioxidantes, antinflamatórias e antitumorais e o seu consumo deve ser feito ou pela manhã ou começo da tarde, pois o guaraná em pó altera o sono.
Os principais componentes do guaraná em pó são: cafeína, ferro, vitamina A, fósforo, potássio e fibras vegetais.

Os benefícios desse milagroso componente dobrará sua energia ao longo do dia, enquanto auxilia no seu emagrecimento; modo de usar o guaraná em pó: dissolver uma colher de chá(5g), em água, sucos naturais, vitaminas, iogurtes ou outras bebidas. Guaraná em Cápsulas: (1 ou 2 cápsulas ao dia).


Se for dissolvido na água, sugiro faze-lo da seguinte maneira:  uma colher ( chá ) de guaraná em pó e essa mesma colher, de açúcar, de  preferencia o cristal. Mexa bem  e adicione o liquido de sua preferência, torne a mexer para misturar bem e beba. Sem o açúcar o guaraná não se dissolvirá e ficará sobre o líquido.

O costume de misturar o pó de guaraná com água e açúcar vem dos índios da região que há muito tempo fazem a bebida para ter disposição e energia para caçar e cuidar dos afazeres diários. O que estes índios descobriram há muito tempo tem sido estudado nos últimos anos.

Muitas pesquisas são feitas com guaraná para dar crédito científico ao que a sabedoria popular apregoa. É antioxidante, energético, afrodisíaco, tira a fome e é considerado parte do que garante longevidade aos moradores da região amazônica.

Assim, o que não faltam são pesquisas que mostram os benefícios do guaraná em pó para a saúde. Aqui destacamos algumas vantagens do consumo:

* Reduz o cansaço do corpo dando disposição.

* Previne o envelhecimento precoce.

* Diminui o stress mental e físico.

* Tem uma ação de regular o intestino.                            

* Reduz o excesso de colesterol e glicose.

* Ameniza a enxaqueca e dores de cabeça em geral.

Importante ressaltar que apesar do guaraná ser benéfico para manter a saúde e qualidade de vida, não é indicado para pessoas com hipertensão, úlceras e doenças cardíacas.

O guaraná é apresentado em forma de xarope, flaconéte, pó, capsula e em bastão, é muito usado também na culinária tanto nas receitas doces como nas salgadas.


Fontes: silveira/  http://www.youtube.com/ rtcgil.blogspot.com.b/  http://blog.casaelazer.com.br/  http://www.obesidadecontrolada.com.br/  http://www.guaranacaxinaua.com.br/

Video: